Debate sobre a implantação da Refinaria Premium no Ceará

quinta-feira, 24 de outubro de 2013


      Nesta quinta-feira (24/10) houve um debate sobre a implantação da Refinaria Premium II no Ceará no auditório do Instituto Federal Campus Quixadá.
      Uma iniciativa do Presidente da Assembleia Legislativa o deputado José Albuquerque, o debate visa criar uma mobilização na sociedade civil, assim como as autoridades das cidades da região.
      O debate já aconteceu nas cidades de Sobral, Tianguá, Crateús, Limoeiro do Norte, Crato, Iguatu, Itapipoca, Camocim e Baturité.
      A implantação da Refinaria Premium II será e suma importância no que tange a uma maior independência do Brasil no quesito de refino de petróleo, já que o petróleo produzido no Brasil é de baixa qualidade, sendo necessário o refino em outros países e importação desse material. A produção de derivados será, principalmente de diesel e QAV (Combustível de avião).
      Está previsto que comece a funcionar até 2017 e será implantada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, na área do município de Caucaia.

      Segundo o Dep. Mauro Filho o investimento será de 22 bilhões de reais, entretanto a refinaria renderia ao estado 34 bilhões de reais por ano. Isto corresponde a aproximadamente 1/3 do que o estado já rende atualmente. A obra irá beneficiar o estado do Ceará por completo, desde a região metropolitana até o Sertão Central, gerando 90.000 empregos com carteira assinada no fim da obra. Há previsão de geração de mais de 20.000 empregos para profissionais da área de construção civil, 11.000 para profissionais da eletromecânica e 3 mil para operadores de máquina. O deputado sugeriu aos prefeitos das cidades que começassem a identificar os profissionais necessários à obra, e treinassem os cidadãos para que possam estar preparados para as 95 funções que serão necessárias até 2016.
      Essa preparação de profissionais inclui a implantação de mais escolas profissionalizantes para completar as 94 escolas já implantadas no Ceará.
      Agora, se vocês chegaram até o final da postagem deixo uma reflexão, quais os impactos que poderão ser causados na instalação, implantação e funcionamento. Não podemos esquecer que a área onde será implantada pertence a uma comunidade indígena que terão que sair do meio onde vivem. O que vocês acham? Deixe seu comentário.


RAIO X DA REFINARIA:

Área: 1.900 hectares.
Localização: será construída no município de Caucaia.
Principais Vias de Acesso: BR-222 e CE-085.
Produção Diária: 300 mil litros de barris.
Investimento: US$ 11 bilhões.
Mercado: diesel, gás de cozinha, querosene de aviação, nafta petroquímica e coque.
Empregos Gerados: 90 mil empregos diretos e indiretos.

Mais Informações:

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB