Cap. 06 O que devemos entender por desenvolvimento urbano ?

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Neste capitulo o autor faz observações acerca das características das cidades a medida que "começam" ( não está ela desenvolvendo-se a todo momento ? ) a se desenvolver e os problemas que surgem junto com esse desenvolvimento quase de forma inevitável.

          O desenvolvimento econômico é citado como uma combinação de crescimento econômico e modernização tecnológica e que de acordo com o senso comum essas duas coisas acabam gerando benefícios a população com impactos diretos nos indicadores sociais. Entretanto, o autor afirma que o desenvolvimento econômico por si só não gera benefícios sociais automaticamente, sendo necessário o sistema político através de programas sociais, engajamento civil e valores culturais trabalharem juntos neste propósito. Por isso, diversos fatores geopolíticos e econômicos são responsáveis pela caracterização da sociedade que está emaranhada de complexos sistemas culturais e políticos que resistem a transformação tecnológica de certo lugar.
       
         O autor critica o chamado "desenvolvimento"quando ele está associado apenas a números e dados quem nem sempre refletem a qualidade de vida da população. É bem comum tanto em trabalhos acadêmicos ou discursos políticos a falácia sobre como a cidade x " está se desenvolvendo como nunca " já que o PIB aumentou tantos por cento desde os últimos 4 anos e o salário das pessoas também cresceu, ou quantas moradias foram construídas por político tal, mas a verdade se esconde por trás de outros números muitas vezes deixados de fora desses discursos. A verdade muitas vezes se esconde no IDH daquela região, na quantidade de empregos e desempregados, no valor da cesta básica, nos tipos e qualidade de transporte coletivos disponíveis, entre outros.
 
          Esse desenvolvimento usados nas propagandas muitas vezes fere o bom senso por não considerar o desenvolvimento socioespacial na e da cidade. Não faz sentido considerar como desenvolvido um lugar que apresentam tantas injustiças sociais e disparidades econômicas no seio da população. Pode-se até chamar de crescimento urbano mas não poderá ser considerado um autêntico desenvolvimento urbano uma vez que a distribuição espacial ainda reflete injustiças e discriminação.

         

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB